quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FIQ :Continuando a saga

Saindo do ultimo painel do dia, ainda deu tempo de dar uma corridinha pelo FIQ e encontrar artistas e amigos como o Mario Cau, o Will, Flavio Luiz e conhecer o estande Trapezistas de Estrada com uma galera supersimpática, cheia de juventude e grandes ideias: Felipe Nunes, Pedro Cobiaco, Calvin Voichicoski, Jopa Moraes, Denis Mello e João Montanaro. Me senti entre os X mens dos novos Quadrinhos. A Garotada manda muito bem e ainda me brindaram com um lindo desenho.


Conheci pessoalmente David, pai do Calvin e incentivador da carreira do filho. Coisa bonita de se ver. Jantamos os três e engatamos numa conversa gostosa que terminou quase umas duas da matina, com o sono e o cansaço querendo vencer, mas a prosa gostosa não deixando o gás acabar.
E assim foi o primeiro dia de FIQ.

Pera ai, não acabou não por que antes de sair da Serraria, eis que David me apresenta Jill Thompson, ilustradora genial (de quem sou fã) e criadora da serie Scary Godmother, Pequenos Perpétuos entre outros. Na hora travei as quatro rodas e esqueci todos meus anos de inglês e parecia um zumbi com Alzheimer tentando balbuciar algo. Consegui falar com ela e descobri que é superfã do Mauricio e turma da Mônica para minha grata surpresa. Ainda nos encontraríamos no dia seguinte.


Sábado, logo após o café da Manhã, dei uma rondada no perímetro e conheci uns sebos nos arredores do hotel que fiquei na Avenida Augusto de Lima. Segui pro FIQ.

Dia de sol e super abafado. Mas quem se importa? A Adrenalina toma o corpo e até algo que pra mim é insuportável como o calor, deixei pra lá. Passei por vários estandes, e no decorrer do dia conheci minhas amigas de longa data de Twitter, umas fofas pessoalmente: A Salma e a Luciana.
Depois, reencontrei Raphael Fernandes (que já tinha conhecido rapidamente no ultimo troféu HQMIX) e conheci Abel. Comprei Ditadura no Ar (Contraversão) de autoria dos dois com direito a Autografo.

A historia policial ambientada no regime militar brasileiro é muito boa, com uma tensão no ar na medida certa e aquele gostinho de quero mais no final. Mais uma versão digital dando as caras no papel. Gosto dessa inversão no momento que todo mundo quer ver historias em tabletes.
Eu ainda prefiro o papel e o cheiro de tinta impresso.
No estande da Nemo comprei Era a Guerra das Trincheiras do francês Jacques Tardi, obra que ganhou vários prêmios internacionais merecidamente.
 Os horrores da guerra e seu dia a dia brutal e desumano é muito bem contado em varias historias curtas que poderiam ser interligadas. Tardi faz uso de relatos passados pelo seu próprio avô durante a guerra, usando inclusive uma passagem verídica em um dos relatos gráficos. ( no episodio do entregador de sopa).
Ácido, vivaz e necessário para gerações que vivem rebeliões sem causa e não conhecem os horrores de uma guerra tensa: Uma guerra de trincheiras.

Mas foi no estande da Pandemônio que eu “gastei”.
Mas gastei com gosto.
Comprei Sete historias de pescaria de seu Vivinho do genial e grande amigo João Marcos e Fábio Sombra. Claro não podia faltar Historias tão pequenas de nós dois, outra fábula sensacional do João Marcos com os irmãos Mendelévio e Telúria. Historias fofas, divertidas e muitas que me fizeram rir alto. João Marcos é celebridade no FIQ em BH. Não conseguíamos andar alguns passos sem ele ser abordado por fãs e autores. Ele mesmo tendo uma sessão de autógrafos a tarde fez questão de me acompanhar no almoço e ainda dar uma esticadinha perto ( de mineiro) até a Igrejinha da Pampulha. Maravilhoso. Valeu mesmo João Marcos!


4 comentários:

  1. Opa! Até fui citado! Acredite, pra mim também foi ótimo conhecer você! Parabéns pelos 21 anos de MSP e grato por nos trazer histórias tão boas e cheias de humor e qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Uia, não é que eu fui lembrada nessa postagem?! Obrigada, Flávio! Eu e a Salma adoramos conhecer você pessoalmente também. Espero que você possa passar mais tempo em BH na próxima vez(ou quem sabe nós vamos aí? rs). E agora que você já postou, eu posso contar: a Salma estava morrendo de medo de você colocar nossa foto na postagem kkkkkk. Ah, e parabéns por todos anos de MSP. E agora, este é mais um blog que eu lerei :D

    ResponderExcluir
  3. Ei, Flávio!! Como o blog ficou bacana!! Parabéns! E parabéns também por mais esse ano no estúdio. Você é uma referência profissional pra mim, além de ser um amigo muito querido! E obrigado pelas palavras sobre o meu trabalho...não precisa nem dizer o quanto fiquei feliz, né? Abração!!

    ResponderExcluir
  4. O FIQ também foi uma experiência maravilhosa para mim, e ter te conhecido lá tornou ele ainda melhor! Você é a simpatia em pessoa! E fico feliz que tenho encontrado a Jill para autografar o seu pôster, kkkkkkkk. E como a Luciana (chata!) disse, venha para BH mais vezes, assim conhece mais do que a Igreja da Pampulha que o João te mostrou. Li todos seus post sobre o evento e estou adorando blog! ^^
    Beijo grande.

    ResponderExcluir